• Como fazer um up de gol avançado


    À pedido de: Marcelo Bastos Lopes (via YouTube)

    Lista de materiais

    Para o upador

    Para sair do upador

    Para trancar o upador

    • Depende do método que você preferir;
    • 1x uma mobília que seja possível atravessá-la em uma direção/estado mas em outra/outro não para utilizarmos como porta.
    • Para o tutorial utilizarei um Sentido único.

    1º passo: organização

    Como sempre, começamos com a montagem dos Mobis do upador, ou seja, a estrutura dele. Neste formato de upador utilizaremos apenas uma área de 3x3, ou seja, 3 quadrados de largura e 3 quadrados de comprimento, e mais um quadrado para posicionarmos a porta. Como o meu quarto é todo aberto, eu cerquei esta área 3x3 com Blocos de Gelo, deixando o lugar para a porta. Colocamos agora os nove pisos 1x1 espalhados nesta área. No lado oposto ao lado da porta, colocamos uma das Traves virada pra a porta e nos quadrados do meio a outra Trave virada para trás. Posicionamos as bolas nos quadrados do meio e no lado da porta.
    Clique na imagem para ampliar

    2º passo: autoteleportando

    Já começando com os Wireds, juntamos um Ativador: Repetir Efeito, o EFEITO WIRED: Perseguir e um Efeito: Mobis que voltam à programação original. No Ativador, deixamos o temporizador em 1 segundo. No primeiro Efeito, selecionamos os três pisos 1x1 que estão em baixo do gol virado para trás. E por último, no segundo Efeito, marcamos a opção "Atual posição no Quarto" deixamos o efeito de atraso em 0 segundos e selecionamos as três bolas que deverão estar dentro da Trave.
    Em uma pilha separada, combinamos o DISPARADOR WIRED: Batida, com três Efeitos: Teleportar para Mobi e o Extra: Efeito Inédito. Este Ativador e o Extra não possuem menus. A funcionalidade do Ativador é executar tais Efeitos quando a(s) mobília(s) selecionada(s) em algum EFEITO WIRED: Perseguir ou EFEITO WIRED: Fugir encostar em alguém. Em cada um dos Efeitos desta pilha, selecionamos um piso diferente que esteja do lado de fora das Traves. O Extra fará com que seja executado apenas um Efeito de cada vez, seguindo uma ordem definida (ainda não sei como é criada esta ordem). Neste momento o upador já está funcionando!
    Clique na imagem para ampliar

    3º passo: para sair

    Alguns podem pensar que sair de qualquer lugar é simples, estes estão enganados. Este caso é um belo exemplos disso, sair do upador pode ser uma dor de cabeça se for utilizado apenas um Ativador qualquer com um Efeitos: Teleportar para Mobi. Por causa disso eu bolei um sistema para que permite a saída do jogador sem muitas complicações. Para isso, vamos adicionar a Condição Wired: Estado e Posição do Mobi combinam à pilha que possui o Ativador: Repetir Efeito, o EFEITO WIRED: Perseguir e um Efeito: Mobis que voltam à programação original. Colocamos também a mobília citada na lista de materiais, que para o tutorial eu usarei uma Esfera flutuante, em qualquer lugar do quarto (fora do upador). Na condição marcamos a opção "Atual estado do Mobi" e selecionamos a esfera acesa. Caso você queira utilizar uma mobília que vá alterar a sua direção, marque a opção "Atual direção". Isso fará com que o upador funcione APENAS quando a esfera estiver ACESA.
    Em uma nova pilha, combinamos o Ativador: Habbo diz algo, o outro Efeito: Teleportar para Mobi, um Efeito: Mobis que voltam à programação original e a Condição: Habbo Ativador está no Mobi. No Ativador podemos colocar qualquer senha, ela terá que ser dita para fazer o jogador ser teleportado para fora do upador, irei colocar "fila". No primeiro Efeito, selecionamos qualquer mobília fora do upador, que será para onde o jogador será teleportando quando ele quiser sair do upador. No segundo Efeito marcamos a opção "Atual estado do Mobi", efeito de atraso 0 e selecionamos a Esfera flutuante apagada (caso esteja utilizando uma mobília que mude de direção, marque "Atual direção" e selecione-a em uma direção diferente da que simbolize que o upador está funcionando). E por último, na Condição vamos selecionar os três pisos 1x1 que estiverem do lado de fora das Traves. No vídeo eu esqueci de utilizar esta condição, ela fará com que apenas o jogador que estiver dentro do upador possa ativar estes efeitos, impedindo que algum engraçadinho faça o upador parar de funcionar enquanto ainda tiver alguém upando.
    Clique na imagem para ampliar

    4º passo: porta automática

    Como dito no vídeo, você pode encontrar diversas formas de fazer a porta abrir e fechar automaticamente, coisa que não será explicada neste tutorial. Eu utilizei um dos métodos descritos no Tutorial - Como fazer uma porta automática, passe por lá e escolha o seu! Não se esqueça de no mesmo Wired que faz a porta fechar, você deverá fazer com que a Esfera flutuante fique acesa (ou a outra mobília que esteja utilizando na direção que simbolize que o upador está funcionando).
    Clique na imagem para ampliar

    Resultado

  • Outros que você também pode gostar

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário